segunda-feira, maio 28, 2012

Broa de fubá da Vovó Bibi



Se tem uma coisa que ainda não entendi direito é o que é broa afinal de contas? Se tem fubá na receita pode ser  pão, bolacha, bolo... Tudo broa e todos eu adoro, claro! :P
Aqui no blog tem receita de todas elas, só estava faltando destes bolinhos que tem preparo semelhante ao pão de queijo e ficam meio ocos por dentro também. Não me esqueço das broas que comi em Poços de Caldas na juventude. As de lá são totalmente ocas por dentro e por fora uma casquinha craquelada polvilhada com fubá. Parece que para ficarem assim a massa precisa ser feita com fubá de canjica que só tem em Minas! :(
Estava já conformada em guardar apenas na memória esta quitanda mineira quando dia desses, este vídeo caiu na minha malha fina. Se tem vovó no meio é certeza de coisa boa e não me enganei. A Vovó Bibi é mais uma fofa que foi levada para o Youtube para a nossa sorte por algum neto ou neta para compartilhar algumas delícias que ela prepara para sua família! E ela explica muito direitinho, dá dicas e ao final fiquei com tanta vontade que saí correndo pra cozinha! Deu tudo certinho e as broinhas ficaram maravilhosas!!! Elas não são muito doces e são ótimas para comer com manteiga ou geleia. Com a dica do fermento elas não murcharam depois que saíram do forno e continuaram macias no dia seguinte! ;)



* xícara medida 240ml

1 xícara de água
1 xícara de leite
1 xícara de óleo (usei 3/4)
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1 xícara de polvilho doce
1 colher (sopa) de erva-doce (opcional)
6 a 7 ovos grandes
1 colher (chá) de fermento em pó

Numa panela, coloque a água,leite, óleo, sal e açúcar. Leve ao fogo e deixe até ferver. Junte a farinha e o fubá de uma vez e misture bem até formar um angu. Continue cozinhando até que forme uma casquinha queimada no fundo da panela e a massa se solte (uns 15 minutos em fogo médio).
Despeje a massa numa bacia grande e jogue o polvilhe doce. Misture bem com espátula até ser incorporado. Espere a massa esfriar totalmente para incorporar os ovos. Comece com 4 ovos batidos. Despeje na massa e amasse bem até ficar lisa. Quanto mais sovar, melhor.  Em seguida junte mais 2 ovos e amasse bem novamente. A massa precisa ficar macia mas modelável. Se necessário junte mais 1 ovo. Sove bastante até ficar lisa.
Com as mãos levemente untadas com óleo modele porções da massa em bolinhas e vá distribuindo numa assadeira untada e enfarinhada.
Leve para assar em forno preaquecido a 205˚C por cerca de 30 minutos até que estejam bem estufadas e douradas.

22 comentários:

Ana disse...

Fantástico! bjs

Ana

marcia disse...

adoro broas!!!! sera que consigo fazer???

Dafne Augusto disse...

Receita muuuito diferente Akemi, entendi porque você foi logo preparar pq até eu estou curioso com o resultado.
Um beijo e ótima semana

Nane Cabral disse...

Nossa, que tentação! adorei a receita e já está anotadinha. Bjs, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Unknown disse...

deliciosas broinhas:)
bjus

Lu Westphal disse...

deve ficar muito bom.
sabe q eu tinha a impressao de q era durinha?
acho q fica mais gosto fofinho.
adorei a receita.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Sabor no Prato disse...

Oi Akemi. Essa sua broinha ficou como as nossas aqui de Minas. São bem macias e saborosas. Boa semana.

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

sadhia disse...

QUE DELICIA AKEMI ADOROOO PARABENS
BJÃO SADHIA

Érica disse...

Minha avó fazia muita broa, mas eram aquelas bem fofinhas, tipo um pão mesmo. Uma vez comi uma parecida com a que você fez, mas acredita que não gostei? Comprei numa padaria, mas acho que não era bem feita, as tuas estão me parecendo bem apetitosas.
bjs

Vicentina disse...

Suas broas ficaram lindas...E eu adorei a vovó Bibi.
Bjs e Boa Semana

São Ribeiro disse...

FICARAM LINDAS ATÉ APETECE COMER UMA..OU DUAS.
BOA SEMANA
BJS

Ana Claudia disse...

Hum...que lindas!! adorei...eu quero!!
Beijos
Boa semana
Ana Claudia
www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

Isadora disse...

simplesmente amo de paixao estas broinhas!!!!!!!!!!!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Danni e Lype disse...

Querida Akemi,
Humm!!! ADOREI!!! Parecem DELICIOSOS!!!
Grande beijo, Irene

Cristina disse...

Tenho a mesma dúvida, o que são broas afinal?? na verdade o que importa é que são todas "boas"!rs...minha tia fazia uma broa de massa mais pesada, assada na folha de bananeira no forno de barro... não era pão, nem bolo, mas era divino! e tbm já comi dessas broinhas ocas de aspecto craquelado por fora, igualmente saborosa!Conclusão, gosto de todas, vou levar essa versão para provar!
Bjs e ótima semana!!

Megumi disse...

Rsrs...eu tinha até vergonha de perguntar o que é broa? Porque parece tão comum...e ja vi tantos tipos, que sempre ficava me perguntando o que realmente é "broa"? Nunca fiz, acho que ja comi, nw lembro! Algum dia tento suas versões...essa oca parece deliciosa! Bjss

Ana disse...

Ai q fofa a Vovo, adorei o video!!
E suas broinhas estao lindas Akemi, seus quitutes sao sempre perfeitos :-)
Beijos
Ana
(do Kitchenspace)

Josy disse...

É verdade Akemi, nunca consegui distinguir afinal o que são as broas, só sei que são broas ops boas hehe. E que delicia essa deve ter ficado, gosto assim ocas por dentro porém macias. Ficaram lindas, adoro as receitas da Vovó Bibi. Bjocas

Valdete disse...

Eu fiz as broinhas e ficaram deliciosas,realmente muito boa a receita Vovó Bibi! Só que eu bati na batedeira, é bem mais fácil!
Aprovado!

Akemi disse...

Valdete, obrigada por retornar e contar sua experiência com a receita! E achei muito boa sua dica de fazer na batedeira! Bjss

Iris disse...

Vovó mais linda a vovó Bibi,a broa ficou maravilhosa,o pão de queijo também,ela é linda.Êta mulher guerreira,que Deus lhe dê muitos anos de vida...beijos beijos beijos...

Marina disse...

Que gracinha de vovó Bibi!!
Mas ela não falou se o fubá é normal ou precisa ser o fubá de canjica!
Mas ela é muito fofa, parabéns a quem nos trouxe essa delícia de pessoa passando essa receitinha bem mineirinha!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails