domingo, setembro 21, 2008

Espaguete com salmão, tomate e espinafre



Ultimamente tem sido um festival de eventos organizados por alguns blogues. Tenho procurado participar sempre que possível mas às vezes o tempo ou o tema não conspiram a meu favor. Em breve estarei de mudança e estou procurando usar apenas coisas da despensa ou do congelador.
Com o começo da dieta, deixei de consumir algumas coisas que já estavam na geladeira. Ainda tenho alguns tabletes de manteiga e uma caixinha de creme de leite fresco que estava para vencer neste final de semana. Resolvi usá-lo porque jogar fora seria desperdício e um prato de macarrão não vai arruinar minha dieta por completo, certo?
Ontem assistindo a este programa japonês inspirei-me a preparar esta pasta e usar uns filés de salmão que já estava descongelando na geladeira. Hoje passei no mercado e comprei o espinafre para completar os ingredientes necessários e poder participar deste evento promovido por este blog escrito a 4 mãos, Quatro ragazze brasiliane nella cucina italiana!
O prato original usa salmão defumado e até que a forma sugerida de preparar não é das mais complicadas mas não estava com tempo nem com vontade de infestar o apartamento com fumaça. Caso você queira tentar na sua casa, faça assim: coloque o salmão numa travessa e cubra com uma camada generosa de sal com uma folha de louro rasgada. Cubra e deixe na geladeira por no mínimo 6 horas. Lave bem, enxugue em papel toalha. Coloque pedacinhos de madeira própria para fazer defumados numa wok. O chef usou de sakurá. Leve ao fogo até que fiquem corados e comecem a soltar fumaça. Ponha uma grade por cima, sem que toque na madeira. Desligue o fogo e coloque o salmão sobre a grade. Cubra com uma vasilha grande e vede em volta com toalhas limpas. Deixe abafado por 6 minutos. Depois é só usar na receita.
A minha versão é esta:

2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho picadinho
3 filés de salmão
6 tomates cereja cortado em 4 gomos
1 maço de espinafre
1 colher (sopa) de alcaparras (opcional)
50ml de vinho branco
200ml de creme de leite fresco
pimenta seca vermelha cortada em rodelinhas, sem sementes
sal, pimenta do reino a gosto
1 pitada de noz-moscada

250g de espaguete

Lave os filés e enxugue com papel toalha. Disponha numa assadeira e polvilhe sal. Deixe por uns 10 minutos. Enxugue novamente em papel toalha. Tire a pele e espinhas se houver e corte em pedaços de 2 cm.

Lave o espinafre e corte em nacos de 3 cm.

Coloque o espaguete para cozinhar em água fervente com sal.

Refogue o alho no azeite. Junte o salmão e frite até mudar de cor. Junte a pimenta vermelha e as alcaparras. Coloque o vinho branco e flambe. Adicione os tomates, o espinafre e o creme de leite. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Misture tudo muito bem e deixe apurando até ó espinafre murchar.
Escorra o macarrão e despeje no molho. Misture e sirva a seguir com queijo parmesão ralado.

12 comentários:

Axly disse...

Yoooo Sensei^^
Ah eu acho que um macarrão às vezes faz bem, mesmo em dietas^^
E esse teu tá super leve, deve mesmo ter ficado muito bom!
Eu tenho que arrumar jeito de fazer minha receita pro evento...
Kisss, ja ne^^

Maria Padilha disse...

Uma tentação essa receita, Akemi! Pretendo colocá-la em prática em breve! Continua um pecado o seu blog, como sempre ;)

claudia disse...

As massas sãõ~muito apreciadas cá em casa, principalmente feitas com outras coisinhas à mistura, tal como esta! E as massassõa óptimas para dietas, desde que não levem natas ou molhos gordos, pois são ricas em hidratos de carbono o que faz com que os intestinos funcionem na perfeiçao, evitando gorduras acumuladas!

Valeria disse...

Akemi chan
Plena 23:30 de sábado...morrendo de vontade de comer o espaguete do Chubaw(kyuri ,tomato!!!!).Tb tava assistindo o programa e pensei em participar desse desafio com esssa idéia!!!Acho que a tua versão tá mais saborosa!!Ainda mais com vinho branco!!
BJs

Emília disse...

Oi Akemi!! Depois do incêndio na panela e da imitação de meninos alegres já não consegui prestar atenção na receita, mas pela sua foto acho que ficou muito gostoso!!Beijinhos e boa semana!

Unknown disse...

Querida,
obrigada por participar e boa sorte!
Adorei esse macarrão hiper light.
Já coloquei no nosso blog.
Bjsss e boa mudança.

Letícia disse...

Akemi, como sempre criativa na cozinha.... gostei muito deste spaghetti, com peixe, deve ter ficado delicioso. Obrigada pela participação, muito especial. Bjos

Téia disse...

Querida, não vem que não tem, você é uma super fera na cozinha. Não aceito sua humildade.KKKKK...
Linda participação, e também saudável, não vai te engordar, vai te deixar feliz. Boa sorte. Beijoca.

Marcia Rosa disse...

Akemi,
Estamos sempre aprendendo! Nunca pensei em defumar salmão em uma panela wok, deve ficar com um sabor interessante!

ameixa seca disse...

Às vezes gostava de participar de todos os desafios mas nem sempre consigo! Mas este não vai falhar. Até porque adoro massas!
Esta receita deve ser uma delícia. Gosto muito de salmão e é muito saudável :)

Akemi disse...

Axly, esse tema dá para variar bastante mesmo! Tenho certeza de que vai sair um prato delicioso da sua cozinha! ;-)

Fee, muito obrigada pelas gentis palavras! Os comentários de todos vocês são meu combustível para continuar blogando!

Claudia, pior que este molho leva natas, amiga! Mas comi só um pratinho, acho que tenho perdão ne? ;-P

Valéria, menina, então fomos duas a ficar babando no macarrão! rss
Adoro esse programa e procuro sempre assistir, tantas dicas legais que ensinam ne? Ahhh gomen de ter surrupiado primeiro a idéia para o evento! Mas sei que com seu talento vc vai preparar outra pasta mil vezes mais gostosa, amiga! :-)

Ai, Emília, nem me lembre a cena! Foi hilário mesmo! Achei que tinham arruinado o macarrão naquela hora! rsss
Pelo visto estava em boa companhia neste programa, vc e a Valéria tbm sntonizadas, que legal!

Nana, obrigada!

Letícia, não pude participar da polenta, apesar de adorar, mas da pasta não perderia jamais, amiga!


Téia, agora fiquei com a consciência em paz lendo suas doces palavras! Vc é muito gentil querida!

Márcia, então, achei bem prático para quem não tem defumador em casa. Só precisa ter uma cozinha bem arejada ou com um exaustor potente pq a fumaceira é geral!

Ameixinha, é verdade, apesar da vontade de participar de todos os eventos nem sempre conseguimos conciliar nosso tempo, mas espero ter sua companhia neste evento!

Laurinha disse...

Uma massa deliciosa... o salmão conferiu sabor e cor, e espinafre é bom demais!!
Está do jeito que eu gosto...
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails