domingo, novembro 26, 2006

Bolo inglês com castanhas portuguesas (marron)



Este bolo ficou simplesmente maravilhoso! Amei o resultado, super fofinho, perfumado e gostoso!
Tenho um sério problema de olhar algo que me chame a atenção e querer fazer. Meus olhos com certeza são muito gulosos. Mas entre olhar e fazer existe um enorme espaço de tempo e disposição. Chego até a comprar os ingredientes todos mas aí aparece alguma receita mais interessante ou senão é a preguiça mesmo que me faz deixá-los onde estão: na despensa ou geladeira.
Às vezes os ingredientes vão se sobrepondo de tal maneira que aqueles primeiros ingredientes já estão láááááááááá nas profundezas do armário! Eu sei, eu sei, sou horrível! rss
Foi o caso deste bolo. Assim que vi a receita aqui, fiquei bastante interessada em testar. Comprei tudo que era necessário e ficaram alguns MESES!!! aguardando a boa vontade desta indisciplinada que vos fala.
Hoje, ao retirar as coisas para o preparo do macarrão que postei abaixo lá estavam eles! Bem no fundo da geladeira, largados, abandonados... que irresponsabilidade a minha! Porém, hoje foi o dia em que eles sairam de seu exílio e se transformaram neste bolo incrivelmente macio e delicioso! Definitivamente não mereciam tanto descaso de minha parte!

Bolo inglês com castanhas portuguesas

100g de manteiga sem sal
100g de açúcar granulado fino
2 ovos médios
100g de farinha de trigo para bolo
3 g de fermento em pó
100g de castanhas portuguesas em conserva
12g de rum
100g de marron paste (na receita original diz que é opcional mas garanto que fica bem mais saboroso)

Deixe a manteiga e os ovos em temperatura ambiente.
Peneire a farinha com o fermento.
Pique as castanhas em conserva e deixe de molho no rum.
Preaqueça o forno a 180oC.
Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês de 18cm ou forre com papel manteiga (usei uma forma de buraco no meio).

Bata a manteiga até formar um creme. Junte o marron paste e bata bem.
Adicione metade do açúcar e bata mais até ficar um creme claro.
Junte as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição.

Numa outra tigela, bata as claras em neve, adicionando o restante do açúcar em 2 ou 3 vezes até formar um merengue firme.

Junte 1/3 da farinha peneirada com 1/3 do merengue. Misture com cuidado e enquanto ainda tem porções do merengue/farinha aparecendo, junte mais farinha e merengue. Faça isso uma última vez e só então junte as castanhas com rum. Misture bem e despeje na forma. Acerte a superfície (caso fizer numa forma de bolo inglês, dê um talho com a colher de silicone no centro da massa. Desta maneira, o bolo não se rachará de forma irregular enquanto estiver assando).
Dê algumas batidas no fundo da forma. Abaixe a temperatura do forno para 160oC e coloque a forma. Deixe assando por 40 a 50 minutos ou faça o teste do palito.
Desenforme depois de alguns minutos. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro ou sirva com creme de leite levemente batido.

Se usar o marron paste, que já é adocicado, você pode reduzir em 10% a quantidade de açúcar na receita, ou seja, ao invés de 100g use 90g. Reduzir mais do que isto, comprometerá no crecimento do bolo.

Ao invés de separar os ovos, você também pode preparar o bolo com eles inteiros. Na receita acima, no lugar das gemas coloque os ovos um por um e bata bem. A diferença será no resultado. Fazendo com os ovos inteiros, o bolo ficará mais firme. No dia seguinte ele fica mais macio.

Este bolo, contando do dia seguinte do preparo, dura por 3 a 5 dias em temperatura ambiente bem embrulhado em filme plástico e 2 semanas na geladeira.

18 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

eu adoro castanha portuguesa e marron glace e vou salvar essa receita. beijao, Akemi! :-)

Valentina disse...

Adoro castanhas - fiquei com vontade de fazer este bolo tambem Clarice.Xii..

Akemi disse...

Fezoca, castanhas são uma delícia mesmo!

Val, acho que aí que está mais perto de Portugal vocês têm uma maior e melhor oferta de castanhas, não?

Karen disse...

Por aqui encontrar castanhas em conserva e a pasta é meio complicado, mas deve ficar delicioso!

Ana disse...

Esta mesmo muito bonito o bolo!
Eu tbem sou assim, as vezes compro ingredientes e acabo esquecendo ou demoranto p/ fazer a receita...
Eh engracado, as vezes vejo uma foto e fico morrendo de vontade, compro as coisas p/ fazer, passam-se uns dias e quando eu vejo os ingredientes la nem to mais muito afim de comer o q tinha planejado, acontece isso com voce tbem?! Eitcha nos mulheres distraidas, nao?!!!
Ana

Anônimo disse...

adoro castanhas, deve estar muito bom, mais um par a lista !
tb esqueço no armario, pior quando é ingrediente fresco e a gente esquece na geladeira. bjs

Anônimo disse...

Vira-e-mexe tenho que jogar fermento fresco fora. Sempre juro que o caso nao irá se repetir e de repente estou eu lá comprando mais tabletes.Castanhas in natura são fáceis nesta época mas em conserva aqui não se acha nem por decreto.O bolo está divino pela textura e beleza!

Anônimo disse...

Oi menina...

Fui lendo a sua receita fiquei empolgadíssima, mas não sabia o que era marrom paste, mas parece que a Fer disse que era marrom glace,não? Se for já fiquei animada...rs. Aqui no Brasil vc encontra as castanhas no mercadão de SPaulo e o marrom glace em empórios de produtos importados, e eu tb já vi no Pao de açucar 24 horas...
Eu já vou comprar o meus ingredientes
Bjs
Marina

Anônimo disse...

Clarice do céu, assim não dá, amiga! risos

Fiz uma promessa comigo mesma de que farei bolos e pães só aos finais de semana. Mas você não colabora comigo. :D

Que vontade de comer um bolinho assim, delícia. Diferente!

Akemi disse...

Karen, talvez só em lojas de importados. Estes que usei também são made in France! rsss
Mas são tão bons! O bolo valeu o preço que tive que desembolsar!

Ana, acontece o tempo todo comigo! Como te disse meus olhos são bem gulosos! rsss

Bia, quando é fresco dá mais dó. Acontece principalmente com iogurte. Gosto de tomá-lo no café da manhã com mel e canela mas vezes penso em usar em alguma receita e vou deixando, deixando... qdo dou conta, já venceu! :-(

Renata, que saudade de usar fermento fresco para pão! Acho que dá uma consistência diferente aos pães! Mas é isso mesmo que eu faço, jogo fora e prometo nunca mais fazer isso até a próxima ida ao mercado! rsss

Marina, este marron paste é mais encorpado que o marron glace da lata redonda e achatada (pelo menos era assim no meu tempo! rsss). Tente procurar nestes empórios de importados, já as castanhas em conserva lembram muito os marron glaces verdadeiros, as castanhas inteiras envolvidas numa casquinha de açúcar.

Patricia, desculpe, amiga! Bem que queria ser forte como você mas sou controlada pelas minhas lombrigas! rsss
Bolo é minha perdição!!!!

Eli disse...

Ai acabei de vim lá da cozinha da Valentina e chego aqui outro bolo, assim não pode ser. Vou morrer de vontade, risos. Está lindo o bolo!

Anônimo disse...

Akemi, esse bolo parece muito gostoso. Gostaria fazer-o com castanha fresca. Mas agora acabou a época na Europa, eu vou guardar a receita até o pro ano.

miki w. disse...

oi, akemiiiiii! tb voltei do meu exílio (rs), ainda bem que foram só 2 semanas e não meses como os seus pobrezinhos!

nunca tinha visto nem feito nem me interessado por marrons, mas de repente eles começaram a pular na minha frente e fiquei com vontade de experimentá-los hahahaha.

mas hj vi para vender dos frescos, em compota, nunca vi, quero testar sua receita!

um bj, querida,
miki

Elvira disse...

Divinal! :-)

Akemi disse...

Eliana, esta blogosfera é um atentado atrás do outro!

Oleandri, fiquei curiosa em saber como ficará com castanhas frescas, depois me conte o resultado!

Miki-chan, se fizer com estas castanhas em compota, diga como ficou o bolo, onegai!

Elvira, obrigada, amiga!

miki w. disse...

ahhhhh, eu quis dizer em conserva, como está na sua receita. será q as frescas ficam boas?
bjs, miki

Akemi disse...

Miki-chan, acho que devem ficar,sim! Cozinhe e amasse algumas e misture à massa, acho que deve dar o mesmo resultado, se não for ficar melhor ainda!

Anônimo disse...

Oi meninas, tudo bem? Meu nome é Katia moro em SP E estou a procura da receita do marron glacé. Já procurei em varios sites e não a encontrei. Como vejo que vocês conhecem e sabem trabalhar com a castanha, deixo aqui minha pergunta. Muito obrigada pela atenção e feliz 2007 para todas!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails